Investigação

Durante a época de Observação de Baleias e Golfinhos os contactos com os investigadores de universidades ou institutos de investigação são fundamentais. Estreitar estes laços e fornecer dados, sempre que solicitados pelas universidades, como sejam fotografias para Foto Identificação de Cetáceos, faz parte da nossa acção de responsabilidade social.

A nossa proximidade com o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores é inevitável não só pela sua proximidade física, uma vez que, estamos ambos na mesma ilha, mas também porque temos todo o interesse em colaborar em acções científicas que possam vir a beneficiar a esta actividade e a torná-la cada vez mais ambientalmente sustentável.

Ciência que nasce connosco

No decorrer do nosso trabalho aguçam-se curiosidades e alguns dos nossos biólogos participam em congressos científicos ou iniciam em Universidades estudos de investigação que nascem da experiência que tiveram connosco e dos dados registados durante as nossas viagens.

Baleias Piloto

Apesar de este ser um avistamento frequente nos Açores, ainda se sabe muito pouco sobre o comportamento e presença destas espécies nas nossas águas, pelo que não existem muitos estudos científicos nesta área. A Ana Sofia Mendonça, membro da nossa equipa iniciou em 2012 a sua investigação em Baleias-piloto.

Baleias de Bryde

Baleias de Bossas

Foto Identificação de Cachalotes

Este ano, o nosso colaborador Nacho, com a colaboração de outros membros da equipa, continuam um pequeno programa de foto-identificação de cachalotes onde tentam identificar os cachalotes avistados nas nossas viagens. Se as baleias mostrarem a barbatana caudal eles tiram uma foto! Assim é possível saber se estamos a avistar animais que já foram vistos outros anos aqui nas ilhas ou se é algum recém-chegado.

Programa Monicet

Comunicações em Congressos Científicos

Sabia que os cetáceos possuem no corpo e em especial na sua barbatana caudal marcas e cortes que podem ser usados para a sua identificação individual?